Autoconhecimento e aprendizado

Autoconhecimento é a busca por respostas do seu eu interior e tem como objetivo a evolução gradativa. Quem conhece a si mesmo tende a valorizar mais a própria vida e a aumentar sua autoestima e assim obter maior estabilidade e controle emocional. Essa busca, nos ajuda a valorizar nossas qualidades e aumentar nossa consciência e também a reconhecer os nossos próprios defeitos, limitações, medos e inseguranças.

Quando buscamos o autoconhecimento aprendemos a lidar com todas essas dificuldades e sempre estaremos mais preparados para tomar as decisões do nosso dia a dia. Quem não vê necessidade ou não busca o autoconhecimento acaba por sofrer com os maiores problemas da atualidade, que são angústias, transtornos de ansiedade, depressão. Quando você se conhece ou inicia esse processo você passa a pensar antes de seus atos e adquire essa habilidade com o tempo. Ajuda a sair do piloto automático e nos conscientizarmos de que podemos escolher o que falar antes de dizer, o que pensar, se isso vai trazer algo de bom para si. Passamos a ter mais paz interior nessa busca do melhor controle de nossas emoções. Desta forma, quando entendemos a necessidade do autoconhecimento vivemos com mais paz e tranquilidade e passamos a ter diversos benefícios em todas as áreas da nossa vida, como a área pessoal, profissional, social, amorosa e espiritual.

A autoestima está ligada diretamente ao que você entende e conhece de si mesmo. É a consciência de quem se é de verdade e o reconhecimento que tem pontos fortes e a melhorar, positivos e negativos. O importante é desenvolver essas capacidades de se autoconhecer e saber que o que se faz é reflexo do que se é. Não depender da opinião de outros ou das críticas. Ainda que ninguém te aprove, você terá o conhecimento suficiente de si mesmo, e se aprovará e principalmente se amará.

E, que tal colocar em prática?

Pegue uma folha de papel e
– Escreva 5 coisas que mais gosta em si mesmo.
– Escreva 5 coisas de menos gosta em si mesmo.

Depois, escreva para a gente contanto como se sentiu em relação às características descritas. Vamos adorar conversar mais com você sobre esse assunto.
Lembre-se que “O seu caminho você constrói!