Organização Do Tempo

organização do tempo

Organização do Tempo

Mais um ano se inicia e mais uma vez sonhamos em realizar algo novo. Planejamos e nos alimentamos de novas esperanças para que tudo se realize. Mas por que algumas coisas se realizam e outras não? Uma das razões pode ser a nossa falta de organização do tempo. Acredito que se nos organizarmos bem para administrar melhor o nosso tempo com certeza estaremos mais focados. Assim, mais do nosso planejamento tende a se realizar.

E como fazer isso?

É simples, mas vai precisar de dedicação.

Clareza no que precisa ser feito

Primeiro passo para uma boa organização do tempo é ter claro todas as atividades que necessitamos realizar para o que planejamos. Coloque todas essas atividades em uma linha do tempo, em uma agenda. Se você ainda não tem uma devo dizer que é essencial para que a nossa organização seja eficiente. Todas as atividades que temos tomam tempo para serem concluídas. Lembremos ainda que também precisamos considerar deslocamentos e a necessidade de terceiros para a conclusão de cada item planejado.

Persista na organização do tempo

Um segundo item muito importante é NÃO desistir, seguir com o que está organizado e planejado. Quando ocorrer um imprevisto ou urgência devemos “apagar esse incêndio” momentâneo e seguir com o planejado. Muitas das nossas distrações ocorrem durante as urgências e imprevistos, e se não tomarmos cuidado acabam virando rotina. Se isso acontece com certeza os sonhos do início do ano vão por água abaixo.

Aprenda a dizer “não”

Um terceiro item que ocorre com muita frequência: as pessoas ao nosso redor. Elas não estarão na mesma frequência que nós para entender a dedicação que temos. Para isso será exigido o uso do NÃO. Sim, teremos que aprender a dizer nãos, muitas e muitas vezes, se desejamos verdadeiramente realizar os nossos sonhos. Estamos preparados(as) para isso?

Acredito no ditado “somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos”. Que média de pessoas estão ao nosso redor? Se elas buscam realizar sonhos estarão ao nosso lado em qualquer circunstância. Se forem essas as pessoas ao nosso lado aí sim estamos no caminho certo. Senão, procuremos rapidamente nos afastar das pessoas que não nos fazem bem e não nos apoiam.

Mas, e se essa ou essas pessoas forem nossos entes queridos, como companheiros, pai ou mãe? Aí fica uma dica pessoal minha: não devemos contar a elas tudo o que estamos planejando. Simplesmente diga o quanto está ocupado e trabalhando muito. Aprenda a colocar na linha do tempo como primeiro item os momentos importantes que devemos estar com estas pessoas. Haverá momentos em que vamos dizer não, mas será compreendido. Sabendo dividir o nosso tempo com quem amamos também estamos equilibrando nossa vida. Isso é importante e necessário para conseguirmos realizar nossos sonhos.

Equilíbrio e organização

Por fim, sigamos com o planejado e o que distribuímos em nossa agenda. Há 4 áreas importantes na nossa vida para mantê-la equilibrada e feliz. Se as colocarmos na nossa organização todas elas com certeza tudo se realizará. São elas: vida pessoal, familiar, profissional e espiritual (não necessariamente religiosa, mas espiritual mesmo, algo em que acredite ser superior, em que possamos dedicar algum tempo com atividade específica para essa área). Lembremos delas na nossa organização.

Desejo que ao final de 2020 nossos sonhos estejam realizados.

Feliz Ano de 2020!!!

O seu caminho, você constrói!! Cadastre-se aqui!

Edilene Boralli

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *